Galeria de Fotos

Galeria de Fotos
Chegando à Estação Brasileira de bote

Aventura Antártica

Aventura Antártica

Como e porque eu fui para a Antártica

Eu trabalho no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e fui indicado para participar da XXVIII Missão Antártica em setembro de 2009, depois de uma bateria de mais de 40 tipos de exames médicos diferentes, eu consegui a permissão para viajar . O Arsenal de Marinha executa a função de logística na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e eu com a graça e permissão de Deus me tornei parte desta equipe de 26 pessoas.



No domingo dia 21 de Março de 2010 eu viajei juntamente com 8 companheiros de trabalho (Altair, Celso, Custódio, Irineu, Osmar, Sergio, Valdir e Wilson) para Santiago - Chile.



Partimos do Aeroporto do Galeão as 06:30hs com conexão em Guarulhos - São Paulo, a decolagem foi as 08:30hs e chegamos em Santiago as 13 horas em ponto. Ficamos em Santiago até as 23 horas, horário em que decolou o nosso avião com destino a cidade chilena de Punta Arenas, chegamos em Punta Arenas as 03 horas da manhã e fomos direto para uma pousada (Custódio, Sergio, Valdir e eu), os outros ficaram no hotel Calafate. No dia 23 de março as 09:14hs da manhã o avião Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou com destino a Estação Chilena de Frei e quando foi exatamente as 12:14hs aterrisamos em solo Antártico, a temperatura estava em torno de -8º e por todos os lados havia neve e gelo, fomos até a praia e num bote embarcamos à bordo do Navio Ary Rongel, o comandante do navio nos recebeu dizendo: "Sejam bem-vindos ao Brasil!" almoçamos e dormimos no navio, quando eu acordei o navio estava fundeado na Baía do Almirantado em frente a EACF (Estação Antártica Comandante Ferraz), as 08:30hs desembarquei do Navio Ary Rongel num bote e as 08:45hs dentro da EACF, lá fora a sensação térmica era de -8º. Assim se deu o início da minha aventura no Continente Antártico.





quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Antártica ou Antártida

Tanto faz, dizem os dicionários de português. Antártida é uma versão latina de Antártica, nome que surgiu na Grécia. Muitos anos antes das grandes navegações, os pensadores gregos já supunham que havia regiões nas extremidades do globo terrestre (sim, os gregos achavam que a Terra era redonda). Como eles sabiam da existência de terras geladas no Norte, observaram que havia uma estrela na direção, a Polis. Como ela fazia parte da constelação Ursa Menor, o local foi batizado de Artkus ou Arktikus, o nome da constelação em grego. Os pensadores, então, imaginaram que havia algo semelhante no sul e chamaram a região de “o oposto da Ursa Menor”, que, em grego, seria Antiartkus - a nossa Antártica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário